O Instagram ganhou uma ferramenta chamada “trial reels” (ou “reels de teste”, como foi chamada em português). Com ela, criadores de conteúdo poderão testar reels antes de publicarem os vídeos para seu seguidores. Assim, é possível ter uma ideia de qual será repercussão e o engajamento antes que o conteúdo chegue ao público do perfil.
O recurso foi anunciado pela conta Creators do Instagram e pelo blog da Meta. Segundo a empresa, os testes começaram há algum tempo, e os reels de teste serão liberados globalmente nas próximas semanas.
Como funcionam os reels de teste?
Ao publicar um reel, o criador pode ativar a opção de teste. Caso ele faça isso, o vídeo ficará nos rascunhos, sem aparecer na grade do perfil. O conteúdo será mostrado apenas no feed ou na aba Reels de quem não segue a conta — seguidores só receberão aquele material caso alguém compartilhe com eles.
Depois de 24 horas, o Instagram exibe métricas de engajamento, como visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos. Além disso, a plataforma poderá mostrar comparações entre aquele teste e outros realizados anteriormente.
Caso esteja satisfeito com o resultado, o criador pode compartilhar o reel para todo mundo, incluindo aí seus seguidores. Também é possível automatizar este processo: o Instagram oferece uma opção para publicar o conteúdo automaticamente após 72 horas, caso as métricas de audiência atingidas por ele sejam satisfatórias.
Criadores poderão experimentar formatos no Instagram
Ashley Alexander, vice-presidente e chefe de produto do Instagram, disse que a ideia é permitir que os criadores explorem novos gêneros e formatos.
“Ouvimos dos criadores que eles nem sempre se sentem confortáveis ou ficam relutantes para testar diferentes tipos de conteúdo porque construíram uma base de seguidores e querem garantir que não vão se distanciar dela”, disse a executiva, em entrevista ao TechCrunch.
A publicação comenta ainda que os reels de teste pode dar ao Instagram alguma vantagem sobre o TikTok, que não oferece nenhum recurso semelhante.
Com informações: Meta, TechCrunch
Instagram agora permite testar reels antes de postar para todos