Resumo
- Kevin Rose, fundador do Digg, manifestou interesse em comprar o Pocket após o anúncio de encerramento pela Mozilla.
- A Mozilla justificou o fim do Pocket citando mudanças no uso da web e foco em novas áreas.
- Rose e Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, querem revitalizar o Digg, e o Pocket pode ser uma aquisição estratégica.
O Pocket, da Mozilla, ganhou uma esperança de salvação logo após a empresa anunciar seu encerramento para julho. Nesta quinta-feira (22/05), Kevin Rose, fundador do agregador de links Digg, manifestou em uma publicação no X/Twitter o interesse em adquirir a plataforma.
A Mozilla justificou o fim do Pocket afirmando que a forma como as pessoas usam a web evoluiu e que a organização precisa focar em novas áreas de desenvolvimento. Em resposta, Rose publicou no X/Twitter, marcando a Mozilla e o Pocket: “Nós amamos o Pocket no Digg, ficaríamos felizes em assumi-lo e continuar a apoiar seus usuários por muitos anos!”.
Uma parceria para o renascimento do Digg?
.@mozilla @Pocket — we love Pocket at @digg, happy to take it over and continue to support your users for years to come! cc: @peterrojas
— Kevin Rose (@kevinrose) May 22, 2025
Para quem não acompanhou os primórdios da Web 2.0, o Digg foi um dos pioneiros e mais influentes agregadores de links da internet. Lançado originalmente em 2004 por Kevin Rose, o site permitia que os usuários enviassem links para notícias, artigos, vídeos e outros conteúdos da web.
A comunidade então “votava” nesses links (com um sistema de “digg up” ou “digg down”) e as histórias mais populares subiam para a página principal, ganhando enorme visibilidade.
Porém, com o tempo e a ascensão de outras plataformas como Reddit, Twitter e Facebook, o Digg perdeu grande parte de sua relevância e passou por diversas mudanças de propriedade e formato. Embora não tenha sido completamente encerrado, sua influência diminuiu drasticamente e já não é uma rede muito utilizada hoje em dia.

Agora, o Digg está passando por uma tentativa de “segunda chance na vida”, com Rose, seu fundador original, unindo forças com Alexis Ohanian, cofundador do Reddit, para o que está sendo chamado de “novo Digg”.
Os dois pretendem revitalizar a marca e, possivelmente, adaptá-la ao cenário atual da internet. Segundo o TechCrunch, a potencial aquisição do Pocket se encaixaria nessa estratégia de reconstrução, trazendo uma base de usuários ativa e uma funcionalidade complementar ao que o Digg originalmente oferecia.
Com informações do TechCrunch
De volta ao jogo: fundador do Digg quer comprar e salvar o Pocket