Resumo
- Usuários do ChatGPT se deparam com mensagem de erro ao usar a ferramenta nesta terça-feira (03/02);
- OpenAI reconhece o problema em sua página de status e já trabalha em solução;
- Falha no ChatGPT afeta usuários no mundo todo.
Usuários do ChatGPT enfrentam dificuldades para usar a ferramenta na tarde desta terça-feira (03/02). A versão web do serviço e os seus respectivos aplicativos abrem normalmente. Mas, quando o usuário faz uma pergunta ou digita instruções (prompts), se depara com uma mensagem de erro.
A mensagem de erro tem os seguintes dizeres: “Hmm…something seems to have gone wrong“, que podem ser traduzidos como “Hum… parece que alguma coisa está errada”.
A mensagem de erro é acompanha de um botão “Repetir”, que tem a função de reenviar a pergunta ou o prompt que fez o alerta ser exibido. No entanto, quando o botão é pressionado, o erro volta a se aparecer.
Não por acaso, na página de status da OpenAI, que reporta a existência de problemas nos serviços da organização, há um aviso de que o ChatGPT está exibindo mensagens de erro para um número elevado de usuários.

Não é só com você, portanto. O problema afeta usuários do serviço no mundo todo, inclusive aqueles que usam versões pagas do ChatGPT.
Além disso, há falhas em APIs da OpenAI relacionadas ao ChatGPT. Isso significa que serviços de terceiros que utilizam recursos do ChatGPT também enfrentam problemas.
Curiosamente, testes feito pelo Tecnoblog com as versões web e móveis do ChatGPT (apps) mostram a ferramenta dando respostas normalmente quando o usuário não está logado no serviço.
Qual a causa da falha no ChatGPT?
As razões da falha ainda não foram identificadas ou reveladas. Ainda em sua página de status, a OpenAI informa apenas que já está trabalhando em uma solução para o problema.
Os erros começaram a aparecer por volta das 18:00 de hoje (considerando o horário de Brasília).
Grande parte dos usuários começou a notar uma normalização ao redor das 18:30.
ChatGPT caiu? Serviço mostra mensagem de erro nesta terça-feira



