Resumo
- O Google planeja disponibilizar o Discover em uma versão desktop.
- A funcionalidade, até então exclusiva para dispositivos móveis, foi anunciada durante um evento na Espanha, mas ainda não há data oficial de lançamento.
- O Discover é um feed de recomendações personalizado, que usa algoritmos para exibir conteúdos relevantes para cada usuário sem a necessidade de buscas diretas.
O Google deve disponibilizar em breve o Discover para o desktop. A novidade foi divulgada nesta quarta-feira (09/04), durante o evento Search Central Live em Madri, na Espanha.
Desde 2023, a big tech já trabalha na expansão do recurso — atualmente disponível somente para Android, iOS e no site para celular —, com testes sendo realizados na Índia. À época, a interface indicava uma página de buscas similar a do Bing, combinando a barra de pesquisa com uma coluna lateral de conteúdos personalizados, adaptados aos interesses do usuário.
Quando o Discover será lançado no desktop?

Ainda não há uma data oficial para o lançamento do Google Discover na versão desktop. No entanto, de acordo com o site Android Police, alguns usuários nos Estados Unidos já relataram acesso antecipado ao novo recurso. Especialistas em SEO também compartilharam imagens da funcionalidade.
Para quem estiver logado na mesma conta do Google usada no smartphone, é provável que o feed seja automaticamente personalizado com base nos hábitos de navegação, graças à sincronização entre dispositivos.
Como costuma acontecer com outros recursos do Google, a expectativa é que a novidade seja liberada gradualmente em outros países. Mas, lembrando: ainda não há um anúncio oficial da empresa.
Qual mudança o Discover no desktop traz?
Google Discover will be available for desktop!
The Google team is working to expand Discover on more surfaces. They just showed it in #sclmadrid, a great new feature for News and that will change the real-time and content strategy of publishers.
Let’s remember that, right… pic.twitter.com/gw7SSwZ8ES
— Clara Soteras (@ClaraSoteras) April 9, 2025
O tráfego de sites de notícias e blogs pode mudar com a integração ao Google.com no computador. Atualmente, o feed é um dos principais geradores de audiência na versão mobile, especialmente para quem aparece com frequência em destaque.
Segundo o Android Police, o Google vem fazendo atualizações no Discover que podem estar relacionadas à expansão para o desktop. Entre elas estão uma nova interface do feed no Android e o teste de URLs encurtadas — como search.app e share.google —, que facilitam o compartilhamento direto de artigos.
O que é o Google Discover?
O Discover é um feed personalizado de recomendações que exibe artigos, vídeos e notícias com base nos interesses de cada usuário.
A ferramenta utiliza algoritmos de aprendizado de máquina para identificar temas que o usuário costuma pesquisar ou acessar com frequência, entregando conteúdos relevantes de forma proativa — ou seja, sem a necessidade de uma busca direta.
O recurso foi lançado em 2018, durante as comemorações de 20 anos do buscador do Google. Com a novidade, deve ganhar ainda mais relevância dentro do ecossistema de informações da empresa.
Com informações de Android Police e Search Engine Land