A OpenAI liberou o ChatGPT Search para todos os usuários da inteligência artificial. Antes, o buscador da inteligência artificial estava restrito a assinantes de planos pagos, como Plus e Team. Agora, qualquer pessoa poderá usá-lo, sem pagar nada por isso — basta entrar com sua conta.
Com o ChatGPT Search, a IA identifica quais pedidos do usuário precisam de uma busca na web para obter uma resposta satisfatória. A ferramenta acessa páginas, resume informações e cria um texto, indicando as fontes utilizadas em cada parágrafo.
Segundo a OpenAI, também é possível clicar em um ícone de globo na barra do ChatGPT para “forçar” o chatbot a fazer uma busca na web, mesmo que ela não seja necessária para responder à pergunta. Para mim, no entanto, essa opção ainda não aparece.
A empresa também indica que é possível configurar o ChatGPT para que ele seja usado como mecanismo de pesquisa padrão em qualquer navegador, o que pode acirrar a disputa com o Google pelo mercado de buscas.
Como fazer uma busca na web com o ChatGPT?
O processo de pesquisar na internet com o ChatGPT é bem simples.
- Abra o aplicativo do ChatGPT ou acesse o site da ferramenta.
- Faça login com sua conta na plataforma ou com um serviço de terceiros (Google, Apple ou Microsoft). Apenas usuários logados podem usar a busca — sem login, o ChatGPT usa apenas sua própria base de dados para gerar respostas.
- Digite seu pedido para o ChatGPT. Se o prompt exige informações atualizadas, o bot fará a busca automaticamente e utilizará o conteúdo que encontrar nas respostas.
Como o ChatGPT se sai ao buscar informações?
Nos meus testes, a ferramenta teve desempenho bom em inglês e razoável em português. Ela foi capaz de fazer um balanço do desempenho da Seleção Brasileira em 2024, por exemplo, mencionando resultados, classificação e declarações do técnico em um texto de quatro parágrafos.
No entanto, ao pedir a previsão do tempo em São Paulo, o ChatGPT errou as temperaturas e a possibilidade de chuva. Curiosamente, os sites apontados como fonte traziam as informações corretas. Um prompt em inglês trouxe resultados mais precisos.
A diferença entre inglês e português se repete também em outras buscas. Ao procurar como foi o último jogo do Liverpool com um prompt em português, o ChatGPT deu o resultado de uma partida de um ano atrás. Em uma segunda tentativa, ele acertou o jogo em questão, dando o resultado. Já em inglês, o bot acertou de primeira o adversário e o placar, além de fazer um comentário mais longo sobre a partida.
No anúncio da ferramenta, a OpenAI mostrou widgets de previsão do tempo, placares esportivos, preço de ações e mais. Por enquanto, eles ainda não apareceram nas minhas buscas. Outra promessa era de integrar resultados a outros aplicativos. Ao pedir recomendações de restaurantes, as informações poderiam aparecer com links do Apple Maps, por exemplo. Por aqui, isso também não funcionou.
Com informações: TechCrunch, Engadget
ChatGPT libera busca na web para todos os usuários; veja como usar