Influenciador famoso e Apple Card são usados como isca para golpe

Resumo
  • Circula no Instagram um vídeo falso que promete o cartão de crédito da Apple.
  • A publicidade fraudulenta cita limite mínimo de R$ 5 mil no Apple Card, que não está à disposição dos brasileiros.
  • O deep fake inclui o influenciador Thiago Augusto, do perfil Jornada Top, com manipulações na imagem e na voz.
  • O Apple Card foi lançado em 2019 nos Estados Unidos e não tem previsão de chegada ao Brasil.

Consumidores brasileiros notaram, nos últimos dias, uma propaganda que promete acesso fácil ao cartão de crédito da Apple, chamado de Apple Card, e ao limite inicial na casa dos R$ 5 mil. Seria uma oportunidade única de contar com os serviços de finanças da companhia de tecnologia. No entanto, trata-se de um golpe criado para enganar a clientela.

O Tecnoblog verificou que algumas vítimas já se queixam da falcatrua no Reclame Aqui. Apesar disso, não se sabe quais medidas foram tomadas para evitar que mais pessoas sejam expostas à publicidade. Cabe lembrar que a Apple de fato possui o Apple Card, um luxuoso cartão de crédito feito de titânio.

Como é o vídeo falso?

O vídeo falso inclui a voz manipulada de Thiago Augusto, conhecido influenciador com mais de 8 milhões de seguidores no Instagram, onde assina o perfil Jornada Top. “Solicitar é muito rápido e simples”, afirma a narração, possivelmente gerada com inteligência artificial.

O vídeo veiculado no Instagram ainda promete um link para fazer o processo de registro. A página não fica hospedada no domínio oficial apple.com, mas sim num obscuro endereço .shop.

Nossa equipe adotou medidas de segurança e acessou o tal endereço, que tenta replicar a interface da Apple, mas peca pela falta de cuidado com a identidade visual. O chatbot faz uma saudação e pergunta o CPF do consumidor. A partir daí, o cadastro falso coleta outras informações pessoais.

Nós apuramos que o assunto é tratado como um mega fake dentro da empresa da maçã. A Apple, o Instagram e o influenciador Thiago Augusto foram procurados, mas não responderam até a publicação desta matéria. O espaço está aberto.

Como é o Apple Card?

O Apple Card é um cartão de crédito lançado pela Apple em 2019 numa parceria com o banco Goldman Sachs. Ele se destaca pelo visual minimalista, com uma interface branca e a marca da maçã, sem nenhum tipo de numeração. O cartão é feito de titânio, material que o deixa mais pesado e com um toque mais premium.

A proposta do Apple Card é trazer mais conveniência e privacidade para os consumidores. Ele funciona de forma integrada ao app de carteira do iPhone e do Apple Watch. Além disso, a fabricante promete que os dados de compras não são compartilhados com o banco parceiro.

Os adeptos do cartão da Apple contam com os seguintes percentuais de cashback, o mecanismo que devolve parte do dinheiro gasto:

  • 3% em compras feitas diretamente com a Apple (Apple Store, App Store, Apple Music etc) e em empresas parceiras específicas
  • 2% em pagamentos usando o Apple Pay
  • 1% em compras realizadas com o cartão físico

Não há qualquer previsão de lançamento do Apple Card no Brasil. Ele nem sequer está em outras economias que costuma figurar entre as prioridades da Apple, como Alemanha, França, Reino Unido e Japão.

Influenciador famoso e Apple Card são usados como isca para golpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se no boletim BrasilCert

Inscreva-se em nosso boletim para receber notícias e promoções!

Inscrito com Sucesso! Ops! Ocorreu algum erro, tente novamente!

O Certificado Digital do Brasil

Endereço

© 2024 Desenvolvido por BrasilCert