O Bradesco anunciou nesta segunda-feira (9) que iniciará os testes do Pix por aproximação a partir de janeiro de 2025. Com isso, o Bradesco se unirá ao Banco do Brasil, Google Pay e outras instituições financeiras que estão testando o recurso do Pix. O Banco Central espera lançar oficialmente a opção de pagar pelo Pix NFC em fevereiro do próximo ano.
Como explicou o banco em nota enviada à imprensa, os testes serão realizados em parceria com a Cielo. Assim, o pagamento via Pix por aproximação só funcionará nas máquinas de cartão da Cielo. O Bradesco expandirá gradativamente o suporte para as máquinas de outras empresas.
Como ativar o Pix por aproximação na conta Bradesco?
Os clientes que quiserem testar o recurso poderão ativar a opção de pagamento na tela inicial do app do Bradesco. Não será necessário fazer login na conta para usar o Pix por aproximação. Também é possível ativar o novo método de pagamento pelo Google Pay, que conta com suporte para Pix NFC de outros bancos.
Porém, o pagamento por Pix via aproximação exige a autenticação biométrica — nada muito diferente do que já acontece hoje em dia nas outras tecnologias. Você usa a digital ou reconhecimento facial e o banco autoriza o pagamento.
Com o Pix NFC o usuário não precisa digitar uma chave ou ler o QR code para fazer o pagamento, deixando a ação ainda mais rápida. Isso facilita para o cliente e para as lojas, que ganham mais rapidez na circulação das filas dos caixas.
Quais bancos já estão estando o Pix por aproximação?
O Banco do Brasil, Itaú, PicPay e C6 Bank são algumas das instituições financeiras que já iniciaram os testes do Pix por aproximação. No caso do Itaú, o banco afirma que todas as suas máquinas de cartões da Rede, sua subsidiária de sistema de pagamentos, já aceitam a modalidade de pagamento do Pix NFC.
O Pix por aproximação será liberado oficialmente em fevereiro de 2025. O próximo ano promete grandes melhorias para o sistema de pagamento mais usado (e amado) do Brasil. O Pix Garantido, uma espécie de pagamento por crédito que permite parcelar compras, e o Pix Automático devem chegar em 2025.
Com informações: Tele Síntese